Análise de Falhas e Planejamento

Hoje é um dia daqueles que você resolver compartilhar algumas dicas para melhorar o gerenciamento da manutenção. Atualmente estou trabalhando em uma empresa de ônibus como Engenheiro de Manutenção (Coordenador). Os modelos de análise e planejamento, não estão disponíveis para download. Assim que eu tiver concluído, vou compartilhar as planilhas.

Separei 3 tópicos para começar a falar um pouco sobre análise de falhas e planejamento. Estou me baseando pelo livro: Gerenciamento da Manutenção Produtiva.

  • Tratamento de Falhas dos Equipamentos: 
Análise dos dados sobre a falha dos equipamentos, o que permite identificar de forma objetiva os tipos de falhas mais frequentes e em que equipamentos ocorrem.


Esse modelo de análise de falha é baseado pela metodologia 5W1H (Método dos Porquês). Que tem como função identificar as ações e as responsabilidades de quem irá executar à atividade. É necessário seguir o questionamento? No meu ponto de vista, não! Qual o questionamento?

WHAT - O que será feito (etapas ) 
HOW - Como deverá ser realizado cada tarefa/etapa (método) 
WHY - Por que deve ser executada a tarefa (justificativa) 
WHERE - Onde cada etapa será executada (local) 
WHEN - Quando cada uma das tarefas deverá ser executada (tempo) 
WHO - Quem realizará as tarefas (responsabilidade)

A criatividade também é algo que precisa ser colocado em prática nessa metodologia. Colocar datas, observações, previsões, etc. vai deixar sua análise mais confiável e com bons resultados.

  • Planejamento da Manutenção: 
Pode ser entendido como as ações de preparação dos serviços de manutenção preventiva, que define quando as ações serão executadas. Envolve a distribuição dos serviços de manutenção em um determinado período, bem como a previsão de mão de obra, materiais e ferramentas necessárias. O planejamento das ações preventivas permite o dimensionamento correto desses recursos, dando previsibilidade ao processo de manutenção.

  • Peças-reservas e Almoxarifado: 
O objetivo dessa função é o de adquirir, armazenar e controlar as peças de reposição e materiais de consumo dos equipamentos, conforme suas necessidades de manutenção preventiva. É uma das funções de apoio mais críticas e pode dificultar a execução da manutenção se não for gerenciada com eficiência. O bom funcionamento dos equipamentos depende da disponibilidade de peças de reposição de boa qualidade, baixo custo, na qualidade e no momento certos. 

Planejamento com Almoxarifado? Sim. Saiba que para uma boa execução do planejamento, deve ser verificado antes no almoxarifado todos os componentes que você vai utilizar para realizar uma manutenção preventiva. Não vai ser legal, você executar um planejamento e ficar faltando algum componente "crítico" que pode impedir o bom desempenho daquele equipamento. 

Um bom processo é planejado e controlado.

Referencia: 
Xenos, Harilaus Georgius D´ Philippos. Gerenciando a Manutenção Produtiva / Harilaus Georgius D´ Philippos Xenos. – 2. ed. – Nova Lima: Editora Falconi, 2014.