O que fazer? Sou Engenheiro de Produção

Hoje o assunto é voltado para Engenharia de Produção, tenho vários amigos que são formados nesta área e percebo que muitos não conseguiram entender qual a real função de um Engenheiro de Produção dentro de uma empresa e/ou órgão público. 

Vou usar como exemplo minha atual função no setor que sou responsável técnico. Atualmente, sou coordenador de um Centro de Controle Operacional (CCO). Tenho registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para atuar neste setor, prestando serviço de apoio logístico para a SMTT (Secretária Municipal de Transito e Transporte de São Luís/MA). Como eu vim parar nessa função?

Logo quando iniciei minha carreira, fui estagiário de uma empresa que era contratada da VALE para gerenciar projetos. Minha função era Estagiário em Engenharia de Produção, conhecido como Garoto da Telemetria. Passava a manhã coletando informações de rastreamento dos veículos e toda quinta-feira fazia o fechamento das informações para ser apresentado na sexta-feira. Durante esse período, busquei conhecimento na área de gerenciamento de projetos e sistemas. Passava horas do dia lendo artigos e tentando entender como funcionava aquela tecnologia. Minhas atividades eram voltadas para apoio logístico, controle de combustível, redução, velocidade, tempo parado, itinerário, entre outros.
  • Onde entra o Engenheiro de Produção? Gerenciamento da frota, análise de consumo do combustível, itinerário da frota, manutenção dos veículos (peças que mais quebram, desgaste de pneus, etc)
  • Quer dizer que o Engenheiro de Produção só pode atuar nessa área de logística? Não, depois que terminei esse estágio, fiz uma prova para ser Estagiário da VALE e atuei no Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). 
Durante meu tempo no PCM, realizei controle e análise dos indicadores de manutenção, fazia inspeções de segurança, acompanhava as manutenções em campo, buscava entender o que cada componente mecânico e elétrico fazia, criei uma simples planilha para controle de indicadores que foi recebida como boa prática na VALE e divulgada para todos os setores. (Entre outras atividades)


Logo que meu estágio da VALE terminou e também me formei. Surgiu uma oportunidade de voltar para aquele meu primeiro estágio, lembra do garoto da telemetria? Agora ele se tornou Analista de Controle (Coordenador) da Central de Monitoramento Veicular (CMV) da VALE. Peguei todas as informações que a VALE solicitava, criei 1 projeto especificando que tipo de sistema seria necessário, apresentei o projeto e foi aceito. Passamos para fase de contratação e implantação, até chegar no pleno funcionamento do sistema. (Lembre-se, gerenciamento!)

A história é longa... Coisas boas e ruins aconteceram durante esses quase 7 anos de formado. Nunca deixei de estudar, sempre comprei livros para continuar me atualizando. Com esse pequeno relato, espero que ajude colegas que ainda não conseguiram entender qual a função do Engenheiro de Produção.

Informações adicionais: Trabalhei como Engenheiro de Manutenção em uma empresa de ônibus e fui atendente de lan house antes de iniciar minha carreira. (risos)

De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia.