Planejamento do Transporte Urbano

O transporte urbano está em constante evolução, é um dos trabalhos mais dinâmicos que já tive o prazer de conhecer. 
Vou começar a escrever um pouco sobre Planejamento. Ele existe e precisa ser muito bem analisado para se tornar uma Ordem de Serviço da Linha – OSL. E quais informações serão encontradas?

- Previsão de partida e chegada;
- Ruas e Avenidas por onde precisa trafegar;
- Quantidade de veículos para operação;
- Frota operante para dias úteis, sábado, domingo e feriados. 

Todos os dados são coletados através de estudos realizados por técnicos e analistas de transporte, as formações variam bastante; engenheiros, administradores, tecnólogo em transportes, entre outros. 

Exemplo de frota operante:

- Útil: 800 ônibus; (100% da frota operante)
- Sábado: 640 ônibus; (80% da frota operante)
- Domingo: 400 ônibus; (50% da frota operante)
- Feriados: 400 ônibus. (50% da frota operante)

Lembre-se, é necessário que exista uma quantidade de ônibus para ser utilizado como frota reserva. A frota completa de uma cidade pode chegar a ser de 900 ônibus, sendo que apenas 800 estão em constante operação.

Para o bom andamento da operação do transporte urbano, depende de uma boa infraestrutura asfáltica, sinalização vertical, manutenção periódica nos ativos e de passageiros responsáveis que não destroem o utilitário.

Observação: O exemplo de frota operante citado é apenas uma simulação e pode variar de cidade para cidade.

O que são linhas alimentadoras, troncais e circulares

Linha Alimentadora: São linhas que nascem no bairro e alimentam os terminais de integração. Tecnicamente, são linhas curtas (5km a 8km) com pouco tempo de viagem e as vezes possuem de 1 a 3 ônibus, dependendo sempre da quantidade de usuários daquela região.

Modelo de Linha Alimentadora
Nota-se que a linha alimentadora passa por alguns bairros e/ou apenas um bairro, seu tempo de duração vária de 15min a 25min de acordo com o trânsito na região.

Linha Troncal: São linhas de grande itinerário (percurso/trajeto), o tempo de duração pode variar de 60min (1h) à 90min (1h30min), possuem uma grande quantidade de ônibus que podem variar de 5 a 30, dependendo sempre da análise do carregamento viário da região.

Modelo de Linha Troncal
Nota-se que a linha troncal, tem como principal função trafegar por grandes avenidas e ligar regiões distintas, sempre entrando e/ou passando em terminas de integração e pontos de grande movimentação, exemplo: Praças, Shoppings, Praias, entre outros.

Linha Circular: São linhas que fazem itinerários (percurso/trajeto) circulares e que não passam necessariamente no mesmo ponto.
Modelo de Linha Circular
Existem outros tipos de linha, no momento achei interessante trazer apenas esses três modelos. Estou sem tempo para continuar trazendo conhecimento, recebo diariamente e-mails de profissionais pedindo informações e prometo continuar respondendo todos. 

Ficou com dúvida? É só mandar um e-mail para blog.eng.consultiva@gmail.com