O transporte urbano está em constante evolução, é um dos trabalhos mais dinâmicos que já tive o prazer de conhecer.
Vou começar a escrever um pouco sobre Planejamento. Ele existe e precisa ser muito bem analisado para se tornar uma Ordem de Serviço da Linha – OSL. E quais informações serão encontradas?
- Previsão de partida e chegada;
- Ruas e Avenidas por onde precisa trafegar;
- Quantidade de veículos para operação;
- Frota operante para dias úteis, sábado, domingo e feriados.
- Previsão de partida e chegada;
- Ruas e Avenidas por onde precisa trafegar;
- Quantidade de veículos para operação;
- Frota operante para dias úteis, sábado, domingo e feriados.
Todos os dados são coletados através de estudos realizados por técnicos e analistas de transporte, as formações variam bastante; engenheiros, administradores, tecnólogo em transportes, entre outros.
Exemplo de frota operante:
- Útil: 800 ônibus; (100% da frota operante)
- Sábado: 640 ônibus; (80% da frota operante)
- Domingo: 400 ônibus; (50% da frota operante)
- Feriados: 400 ônibus. (50% da frota operante)
Lembre-se, é necessário que exista uma quantidade de ônibus para ser utilizado como frota reserva. A frota completa de uma cidade pode chegar a ser de 900 ônibus, sendo que apenas 800 estão em constante operação.
- Útil: 800 ônibus; (100% da frota operante)
- Sábado: 640 ônibus; (80% da frota operante)
- Domingo: 400 ônibus; (50% da frota operante)
- Feriados: 400 ônibus. (50% da frota operante)
Lembre-se, é necessário que exista uma quantidade de ônibus para ser utilizado como frota reserva. A frota completa de uma cidade pode chegar a ser de 900 ônibus, sendo que apenas 800 estão em constante operação.
Para o bom andamento da operação do transporte urbano, depende de uma boa infraestrutura asfáltica, sinalização vertical, manutenção periódica nos ativos e de passageiros responsáveis que não destroem o utilitário.
Observação: O exemplo de frota operante citado é apenas uma simulação e pode variar de cidade para cidade.
O que são linhas alimentadoras, troncais e circulares?
Linha Alimentadora: São linhas que nascem no bairro e alimentam os terminais de integração. Tecnicamente, são linhas curtas (5km a 8km) com pouco tempo de viagem e as vezes possuem de 1 a 3 ônibus, dependendo sempre da quantidade de usuários daquela região.
Modelo de Linha Alimentadora |
Nota-se que a linha alimentadora passa por alguns bairros e/ou apenas um bairro, seu tempo de duração vária de 15min a 25min de acordo com o trânsito na região.
Linha Troncal: São linhas de grande itinerário (percurso/trajeto), o tempo de duração pode variar de 60min (1h) à 90min (1h30min), possuem uma grande quantidade de ônibus que podem variar de 5 a 30, dependendo sempre da análise do carregamento viário da região.
Nota-se que a linha troncal, tem como principal função trafegar por grandes avenidas e ligar regiões distintas, sempre entrando e/ou passando em terminas de integração e pontos de grande movimentação, exemplo: Praças, Shoppings, Praias, entre outros.
Linha Circular: São linhas que fazem itinerários (percurso/trajeto) circulares e que não passam necessariamente no mesmo ponto.
Linha Troncal: São linhas de grande itinerário (percurso/trajeto), o tempo de duração pode variar de 60min (1h) à 90min (1h30min), possuem uma grande quantidade de ônibus que podem variar de 5 a 30, dependendo sempre da análise do carregamento viário da região.
Modelo de Linha Troncal |
Linha Circular: São linhas que fazem itinerários (percurso/trajeto) circulares e que não passam necessariamente no mesmo ponto.
Modelo de Linha Circular |
Existem outros tipos de linha, no momento achei interessante trazer apenas esses três modelos. Estou sem tempo para continuar trazendo conhecimento, recebo diariamente e-mails de profissionais pedindo informações e prometo continuar respondendo todos.
Ficou com dúvida? É só mandar um e-mail para blog.eng.consultiva@gmail.com