Como você tem gerenciado a frota de sua empresa? Ônibus, veículos de passeio, utilitários, máquinas pesadas? Essa postagem não é para indicar o nome de empresas e sim mostrar a importância de saber como seu "equipamento" está sendo tratado.
Existem vários sistemas no Brasil, trabalhei com vários e são poucos que posso considerar como bom. Não quero citar nomes e nem levar processo. Porém, o usuário final precisa entender que ele é o cliente e deve saber procurar o que melhor atende a sua necessidade, pois existem empresas que colocam uma extrema dificuldade para melhorar o seu produto.
Quais pontos devo pontuar na escolha de um sistema?
- Suporte 24 horas.
- Tempo de transmissão do GPS instalado dentro do veículo inferior ou igual a 30 segundos. (Algumas empresas cobram muito caro pelo custo de transmissão do receptor GPRS)
- Relatório de tempo parado com o motor ligado. (Informação de extrema importância para verificar o custo que a empresa está tendo com o veículo parado)
- Relatório de KM percorrida.
- Cerca eletrônica e registro de passagem em pontos pré-definidos.
- Relatório de consumo de combustível por km rodado.
- Relatório visual de deslocamento do veículo do inicio da sua operação até o final.
- Relatório Excesso de velocidade. (Se possível que seja programado quantos segundos o "motorista" ficou naquela velocidade acima do limite permitido via parâmetro)
- Teclado de bordo. (Esse "gadget" é voltado para áreas operacionais, onde a empresa precisa se comunicar com o operador do veículo em tempo real e até ser utilizado para pedido de socorro quando o mesmo possibilita o cliente de programar alguma tecla para que seja acionada)
Observação: Caso você trabalhe em áreas operacionais é importante que o condutor tenha um registro pessoal; login e senha, para que seja liberado o veículo para operação.
Uma foto no inicio da minha carreira como gestor de sistemas de monitoramento. |
Existem vários sistemas no Brasil, trabalhei com vários e são poucos que posso considerar como bom. Não quero citar nomes e nem levar processo. Porém, o usuário final precisa entender que ele é o cliente e deve saber procurar o que melhor atende a sua necessidade, pois existem empresas que colocam uma extrema dificuldade para melhorar o seu produto.
Quais pontos devo pontuar na escolha de um sistema?
- Suporte 24 horas.
- Tempo de transmissão do GPS instalado dentro do veículo inferior ou igual a 30 segundos. (Algumas empresas cobram muito caro pelo custo de transmissão do receptor GPRS)
- Relatório de tempo parado com o motor ligado. (Informação de extrema importância para verificar o custo que a empresa está tendo com o veículo parado)
- Relatório de KM percorrida.
- Cerca eletrônica e registro de passagem em pontos pré-definidos.
- Relatório de consumo de combustível por km rodado.
- Relatório visual de deslocamento do veículo do inicio da sua operação até o final.
- Relatório Excesso de velocidade. (Se possível que seja programado quantos segundos o "motorista" ficou naquela velocidade acima do limite permitido via parâmetro)
- Teclado de bordo. (Esse "gadget" é voltado para áreas operacionais, onde a empresa precisa se comunicar com o operador do veículo em tempo real e até ser utilizado para pedido de socorro quando o mesmo possibilita o cliente de programar alguma tecla para que seja acionada)
Pode ser encontrado neste link: http://projetoseva.com.br/svtouch/ |
Observação: Caso você trabalhe em áreas operacionais é importante que o condutor tenha um registro pessoal; login e senha, para que seja liberado o veículo para operação.
- Cadastro de usuários para manipular o sistema web, muitas empresas é necessária enviar um e-mail com diversas informações para que tenha um prazo de até 24 horas? DESNECESSÁRIO.
- Sistema precisa ser via web, nada de programas instalados que precisam ser atualizados manualmente, o cliente precisa ter facilidade para gerenciar suas operações.
Com essas informações você pode ter uma excelente Gestão de sua frota, verificando consumo de combustível, desvio de rotas programadas, alta rotação do motor, passagem de marchas, tudo é programado pelo sistema para ser monitorado. Encontre uma empresa séria que atenda a sua necessidade.
Vamos falar sobre faixa salarial:
- Coordenador, supervisor: R$3.500,00 até R$5.000,00 (Varia muito para cada operação)
- Operador de sistema: R$1.500,00 até R$2.500,00 (Varia muito para cada operação)
NOTA: Esses valores utilizei como base durante meus 7 anos trabalhando na área. Não se iluda muito com esses valores, pois dificilmente terá aumento para as funções. Infelizmente é uma área que não é muito valorizada e tem extrema importância para empresas.
Vale destacar que você precisa treinar os operadores do sistema a interpretar a informação que está sendo registrada. Na maioria dos sistemas a informação vem em tabelas, relatórios de excel, etc.
- Sistema precisa ser via web, nada de programas instalados que precisam ser atualizados manualmente, o cliente precisa ter facilidade para gerenciar suas operações.
Com essas informações você pode ter uma excelente Gestão de sua frota, verificando consumo de combustível, desvio de rotas programadas, alta rotação do motor, passagem de marchas, tudo é programado pelo sistema para ser monitorado. Encontre uma empresa séria que atenda a sua necessidade.
Vamos falar sobre faixa salarial:
- Coordenador, supervisor: R$3.500,00 até R$5.000,00 (Varia muito para cada operação)
- Operador de sistema: R$1.500,00 até R$2.500,00 (Varia muito para cada operação)
NOTA: Esses valores utilizei como base durante meus 7 anos trabalhando na área. Não se iluda muito com esses valores, pois dificilmente terá aumento para as funções. Infelizmente é uma área que não é muito valorizada e tem extrema importância para empresas.
Vale destacar que você precisa treinar os operadores do sistema a interpretar a informação que está sendo registrada. Na maioria dos sistemas a informação vem em tabelas, relatórios de excel, etc.