Qual extintor de incêndio devo utilizar?

Este é um assunto muito abordado por blogs, sites e profissionais da área. Por ser algo amplamente divulgado, não quero tornar este artigo complexo e de difícil entendimento. Então, vamos ao que interessa.

Os extintores de incêndio são divididos em 5 classes, elas são:



Cor Verde (Classe A): Fogo em sólidos de maneira geral; queimam em superfície e profundidade. Após a queima, deixam resíduos, e o efeito de "resfriamento" pela água ou por soluções contendo água é primordial para a sua extinção. Exemplo: Madeiras, papel, tecidos, etc.


Cor Vermelha (Classe B): Fogo em líquidos, combustíveis ou inflamáveis; queimam somente em superfície, não deixam resíduos depois da queima, e o efeito de "abafamento" e o "rompimento da cadeia iônica" são essenciais para a sua extinção.


Cor Azul (Classe C): Fogo em materiais energizados (geralmente equipamentos elétricos), nos quais a extinção só pode ser realizada com agente extintor não condutor de eletricidade, para o operador não receber uma descarga elétrica.


Cor Amarela (Classe D): Atualmente admite-se esta quarta classe de incêndio, porém os estudiosos do assunto ainda não chegaram a uma conclusão. Alguns autores consideram-na como sendo fogo em metais pirofóricos, como magnésio, antimônio, etc. Que necessitam de agentes extintores especiais; outros a consideram como fogo em produtos químicos, e outros ainda como incêndios especiais, tais como veículos aviões, material radioativo, etc.



Cor Preta (Classe K): São incêndios que envolvem óleos vegetais, óleos animais ou de gorduras em equipamentos de cozinha, cozinhas comerciais, restaurantes, lanchonetes.







Na dúvida, procure sempre um especialista. Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Referência:

Camillo Júnior, Abel Batista. Manual de prevenção e combate a incêndio / Abel Batista Camillo Júnior. - 15ª ed. rev. - São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.