Segurança em Casa - Banheiro (Capítulo 2)

BANHEIRO 

O banheiro pode ser um ambiente bastante perigoso. Vaso sanitário, espelhos, banheiras, cosméticos... Tudo isso pode representar grande risco.

Vasos sanitários: Muitas pessoas, principalmente as crianças, sobem no vaso para alcançar o chuveiro ou se olhar no espelho. Os vasos sanitários são fabricados em cerâmica, um material frágil que quando quebrado torna-se altamente cortante. 
Os vasos são projetados para suportar peso, desde que a pessoa esteja sentada. Nessa posição o peso é uniformemente distribuído evitando que o vaso se quebre.

O peso da pessoa em pé ou agachada irá provocar força para baixo. Como o peso concentra-se somente em um ponto nas bordas do vaso, a força será exercida lateralmente (F) podendo provocar a ruptura ao meio (R), com conseqüências gravíssimas, já que a cerâmica é altamente cortante quando quebrada. NUNCA suba no vaso sanitário... NUNCA!

Outro risco a ser considerado no caso dos vasos sanitários é o de afogamento. Crianças pequenas, sobretudo os bebês que já andam, tem a cabeça e o tronco como as partes mais pesadas do corpo, o que pode facilmente provocar a queda ao se inclinarem para a frente. Por isso, mantenha os vasos sanitários sempre tampados e de preferência travados com dispositivos específicos que impeçam a criança de abrí-lo. 

Banheiras: Siga essas orientações para evitar acidentes em banheiras: 

- Jamais deixe crianças sozinhas na banheira. A criança pode passar mal e não ter tempo de reagir chorando ou pedido socorro; 
- Se estiver com uma criança na banheira nunca saia para atender ao telefone ou a campainha, você pode se distrair, se entreter no assunto e esquecer da criança; 
- Não deixe que as crianças maiores façam da banheira um local de muitas brincadeiras, principalmente se começarem a subir na borda e pular na banheira, um escorregão seguido de uma batida de cabeça pode ser fatal.

Espelhos: Cuidado especial em relação aos espelhos, principalmente se forem grandes, daqueles que permitem visualizar o corpo todo. É muito fácil bater com o cotovelo ou com objetos. Se o espelho for pouco resistente e não possuir moldura ele pode estourar e provocar cortes tanto na pele quanto nos olhos. 

Se você tem um desses espelhos, redobre a atenção com as crianças, não permitindo corre-corre e brincadeiras no local. 

Uma boa solução para os espelhos grandes (de corpo inteiro) é aplicar um papel contact® transparente sobre eles. Isso pode diminuir o reflexo, mas evitará que o espelho se estilhasse provocando cortes. 

Piso escorregadio: Quando o piso está molhado e com espuma torna-se muito escorregadio. Crianças e pessoas idosas costumam ser as maiores vítimas. A lesão é quase sempre agravada pelo fato do espaço ser pequeno, o que acaba ocasionando a batida da cabeça contra o vaso ou o lavatório. Usar um tapete de borracha no chuveiro é uma opção simples e bastante eficiente.

Referencia:

MANUAL DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS. Como proteger seus filhos dos perigos do dia-a-dia. Rodrigo Cirino de Souza e Omar Alexandre Ferreira da Silva. Versão eletrônica 1.0 / nov.2009