Segurança em Casa - Cozinha (Capítulo 1)

COZINHA

A cozinha é um dos ambientes mais inseguros da casa. Nele encontramos objetos pontiagudos, cortantes, quentes e químicos, ou seja, tudo o que pode pôr em risco a vida dos pequenos.

Brincadeiras: Não permita que as crianças façam da cozinha um local de brincadeiras e corre-corre. Procure concentrar as brincadeiras e as reuniões entre amigos em outro local. As cozinhas em geral são perigosas. O ideal é separar a cozinha dos demais cômodos da casa, evitando assim que as crianças entrem. Isso pode ser feito por meio de portas ou pequenos portões encontrados em petshops e normalmente utilizados para impedir o acesso de animais à casa. 

Panelas: No fogão, as panelas, devem estar sempre bem apoiadas e com o cabo virado para dentro, evitando a curiosidade das crianças e os esbarrões acidentais; Também prefira utilizar as bocas de trás do fogão, deixando as panelas ainda mais afastadas da borda. 

Panelas de pressão: Se uma panela de pressão é esquecida no fogo, ela pode sofrer uma sobrepressão. As panelas modernas possuem válvula de segurança que se rompe, aliviando a pressão e evitando uma possível explosão.

Nunca remova a válvula de segurança ou a substitua por parafusos ou “pingos” de solda, você estará removendo o sistema de segurança da panela e aumentando sensivelmente o risco de acidentes. 


Botijão de gás: “O botijão de gás explodiu matando muitas pessoas”. 
Essa afirmação, que comumente é encontrada nos jornais, tem grandes chances de estar errada, pois os botijões de GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha) são construídos de modo a evitar a explosão do cilindro. Eles possuem válvula de segurança que impede a explosão por sobrepressão. Geralmente o que explode não é o botijão e sim o ambiente gaseificado. 

Como ocorre a explosão: De alguma forma o gás vaza do botijão. Se o ambiente estiver confinado, ou seja, totalmente fechado, o gás vai se espalhando e se acumulando. Ao entrar em casa, a pessoa acende uma lâmpada ou qualquer outro equipamento que gera calor ou faíscas, de modo que essa pequena centelha poderá ser suficiente para desencadear a queima súbita do gás, resultando em uma poderosa explosão. 

Medidas de Prevenção: 

1. Só utilize mangueiras de gás com o selo do INMETRO (certificadas) e esteja sempre atenta em relação a validade (5 anos); 
2. Cuidado com o superaquecimento da mangueira de gás. Evite o contato com as partes metálicas do fogão ou dos fornos elétricos; 
3. Evite usar mangueiras muito longas. Se necessário contrate um especialista para instalar uma tubulação metálica adequada; 
4. Procure manter o botijão do lado externo, preferencialmente em uma casinha bem ventilada, que o proteja das intempéries e afastada cerca de 3 metros de ralos, evitando que o gás se acumule em tubulações subterrâneas em casos de vazamentos; 
5. Cuidado com os vitrôs e janelas abertos. O vento pode apagar o fogo e o gás continuará vazando. As cortinas também podem entrar em contato com a chama e pegar fogo; 
6. Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha o registro do gás fechado. Crianças podem mexer nos botões do fogão e abrir o gás sem que você perceba.

O que fazer em casos de vazamentos de gás? Se você chegar em casa e sentir um forte cheiro de gás, siga essas orientações: 

1. Não ligue lâmpadas nem outros equipamentos elétricos. Se houver lâmpadas acessas não desligue-as;
2. Retire pessoas e animais do interior e das proximidades da casa;
3. Abra todas as janelas e portas para que o gás comece a dissipar-se, mas cuidado com as janelas metálicas, já que o atrito pode ser perigoso. Faça tudo com muito cuidado;
4. Localize a fonte do vazamento e tente interrompê-lo fechando a válvula. Se não conseguir tente remover o botijão para o exterior da casa, para um ambiente aberto e bem ventilado. Se tiver dificuldades ou a condição não oferecer segurança, deixe como está e saia da casa;
5. Acione o corpo de bombeiros e afaste vizinhos e curiosos. Lembre-se que o ambiente gaseificado pode explodir violentamente.

O que fazer em casos de fogo em panelas: 
Se uma panela com óleo for esquecida e pegar fogo, siga os passos abaixo: 

1. NUNCA, JAMAIS jogue água na panela, isso fará o óleo espirrar e espalhará violentamente o fogo, podendo queimar seu rosto e por fogo na casa;
2. Com calma e muito cuidado desligue o fogo;
3. Pegue uma toalha, molhe-a, torça para remover o excesso de água e com cuidado cubra a panela, isso removerá o oxigênio e apagará o fogo;
4. Deixe o pano sobre a panela até que o óleo esteja bem frio para evitar que o fogo reinicie.

Outros riscos: Facas e objetos cortantes: Fique atenta com os bebês, eles crescem rápido e quando você menos espera já estão mexendo nas gavetas. Mantenha facas e todos os objetos cortantes em locais altos, bloqueie as gavetas amarrando-as com barbantes ou utilizando dispositivos apropriados vendidos em lojas de artigos para bebês e lembre- se: Cozinha não é lugar de criança.

Sacos plásticos: Utilize um suporte para guardar sacolinhas de mercado ou mantenha tudo num armário alto. Sacos plásticos podem sufocar as crianças. Fique atenta também em relação à algumas embalagens de brinquedos.


Remédios: Muitos remédios são coloridos e chamam a atenção das crianças. Tenha uma boa organização em sua casa, mantenha todos os remédios juntos, em uma caixa plástica ou algo similar, guardada na parte mais alta dos armários ou até mesmo trancada com cadeado. Também evite tomar remédios perto das crianças para não despertar o interesse.

Fósforos e isqueiros: Fogo não combina com criança. Proíba toda e qualquer brincadeira com fósforos ou isqueiros. Mantenha esses utensílios sempre fora do alcance e repreenda sempre que flagrar brincadeiras com fogo.

Piso molhado: Quando estiver lavando a cozinha, providencie alguma atividade para entreter as crianças. Não permita que passem pelo local enquanto o piso estiver molhado, evitando assim possíveis quedas. Também não descuide da sua própria segurança: Utilize botas plásticas adequadas para limpeza. Além de evitarem quedas elas protegem os pés dos produtos químicos.

Referencia:

MANUAL DE SEGURANÇA PARA CRIANÇAS. Como proteger seus filhos dos perigos do dia-a-dia. Rodrigo Cirino de Souza e Omar Alexandre Ferreira da Silva. Versão eletrônica 1.0 / nov.2009